Quando falamos de cuidados com alimentação para pessoas com alergias ou intolerância a determinados ingredientes contidos nos alimentos, os quais não necessariamente é dito claramente nas embalagens, devemos também nos atentar a alimentos preparados em casa ou restaurante.
Infelizmente muitas pessoas sofrem com os mais variados tipos de alergias alimentares e intolerância alimentar, o que muitas vezes pode causar complicações, se não tomar alguns cuidados básicos como questionar os ingredientes que irão compor determinada receita.

Conhecendo as Dificuldades Alimentares
Quando atingimos a fase adulta da vida, determinadas situações se tornam mais fáceis de serem controladas e/ou vivenciadas, dado o nível de maturidade que atingimos com o passar dos anos. Porém quando falamos de crianças a situação é um pouco mais complicada.
A infância é uma fase de descobertas e aprendizado, no entanto os pequeninos não possuem o discernimento e tão pouco são capazes de entender o que está acontecendo a sua volta.
Até mesmo para os próprios pais no início é algo difícil de se enfrentar, pois muitas vezes não se sabe exato o que os filhinhos estão sentindo, além daquilo que é visível aos olhos e logo correm para um hospital para se consultarem com um médico, na esperança de que o doutor possa ajudar a solucionar o problema.
Ao examinar a criança dependendo da situação o médico irá solicitar exames para um diagnóstico mais exato, agora imagina toda essa situação que para um adulto já é difícil de se enfrentar, o que dizer de quão difícil é para os pequeninos, após toda essa batalha vem a fase de adaptação da família que não é algo muito simples.
Essa fase requer muita calma e compreensão de todos os membros da família, uma vez que todos terão de certo modo se sacrificar em prol da criança ou bebezinho que que é alérgica ou intolerante a algum tipo de alimento, quando o casal não possui mais filhos, a situação tende a ser menos dolorosa.
No entanto quando se tem mais filhos é necessário muito diálogo e que os adultos sejam os primeiros a dar o exemplo com as próprias ações, em alguns casos se faz necessário até mesmo um acompanhamento psicológico.
Alimentação fora de Casa
O ser humano por sua natureza, tende a se relacionar e isso bem dizer se aprende de pequeno, quem nada gosta de sair e encontrar com amigos e familiares, esse é um momento prazeroso do dia seja para descontração, um bate papo e até matar a saudade.
E todo encontro seja ele programado ou informal sempre tem uma pausa para beber algo e claro comer alguma coisa, nessa hora pode se ter uma surpresa desagradável por conta do preparo e dos ingredientes contidos no alimento.
Se para um adulto não é agradável se restringir a atividades ou locais, como não seria difícil para as crianças que estão desbravando o mundo, elas querem brincar, se divertir e adoram por tudo na boca o que é um perigo, mas nem por isso elas devem viver “presas” na verdade elas precisam de um cuidado maior.
Cuidados nas Festas Infantis
Dentre esses cuidados estão os que devem ocorrer nas famosas e maravilhosas festas infantis, onde se tem muita diversão tanto para as crianças como para os adultos, a recomendação é como já se sabe da restrição alimentar por questões de saúde é de levar o lanche da criança preparado anteriormente em casa.
Normalmente as festas infantis são todas decoradas e personalizadas, desde o convite até o salão de festas que todo temático, inclusive a mesa de doces essa por sua vez deve ficar longe do alcance dos pequeninos, mas no demais é aproveitar e se divertir com toda a família, já que a festa com certeza está toda linda com enfeites e papelaria personalizada para todo lado, uma vez que essa fase requer muitos cuidados para com a criança, normalmente a mãe acaba que por não poder trabalhar fora, o que afeta em alguns casos tanto a questão de auto-estima da mulher como o lado financeiro da família.
Uma alternativa encontrada por muitas mães é justamente é trabalhar no ramo de decoração de festas, que é algo que elas já dominam e a barreira de entrada no mercado é muito pequena, além do fato de que podem aprender tudo que envolve esse mercado com um curso de papelaria personalizada, que tem a opção de ser feito online direto de casa, no melhor horário o que é algo muito bom, pois pode cuidar das necessidades especiais da criança, como se dedicar a uma atividade em paralelo.
Conclusão
Vale ressaltar que nessa fase infantil é importante o cuidado e atenção de todos, inclusive do pai que muitas vezes trabalha fora e quando chega em casa, pode esquecer e vir a comer algo inapropriado na frente da criança e consequentemente ela irá querer e não poderá comer, o que gera frustração o que não é bom, principalmente pelo fato dessa fase da infância não ser muito claro para eles a razão de tantos “nãos” recebidos gerando uma certa confusão mental, por essa e outras razões é extremamente importante a participação e compreensão de toda a família e claro o acompanhamento médico constante.