Cuidados com Alimentos em Festas Infantis

Quando falamos de cuidados com alimentação para pessoas com alergias ou intolerância a determinados ingredientes contidos nos alimentos, os quais não necessariamente é dito claramente nas embalagens, devemos também nos atentar a alimentos preparados em casa ou restaurante.

Infelizmente muitas pessoas sofrem com os mais variados tipos de alergias alimentares e intolerância alimentar, o que muitas vezes pode causar complicações, se não tomar alguns cuidados básicos como questionar os ingredientes que irão compor determinada receita.

Cuidados com Alimentos
Cuidados com Alimentos

Conhecendo as Dificuldades Alimentares

Quando atingimos a fase adulta da vida, determinadas situações se tornam mais fáceis de serem controladas e/ou vivenciadas, dado o nível de maturidade que atingimos com o passar dos anos. Porém quando falamos de crianças a situação é um pouco mais complicada.

A infância é uma fase de descobertas e aprendizado, no entanto os pequeninos não possuem o discernimento e tão pouco são capazes de entender o que está acontecendo a sua volta.

Até mesmo para os próprios pais no início é algo difícil de se enfrentar, pois muitas vezes não se sabe exato o que os filhinhos estão sentindo, além daquilo que é visível aos olhos e logo correm para um hospital para se consultarem com um médico, na esperança de que o doutor possa ajudar a solucionar  o problema.

Ao examinar a criança dependendo da situação o médico irá solicitar exames para um diagnóstico mais exato, agora imagina toda essa situação que para um adulto já é difícil de se enfrentar, o que dizer de quão difícil é para os pequeninos, após toda essa batalha vem a fase de adaptação da família que não é algo muito simples.

Essa fase requer muita calma e compreensão de todos os membros da família, uma vez que todos terão de certo modo se sacrificar em prol da criança ou bebezinho que que é alérgica ou intolerante a algum tipo de alimento, quando o casal não possui mais filhos, a situação tende a ser menos dolorosa.

No entanto quando se tem mais filhos é necessário muito diálogo e que os adultos sejam os primeiros a dar o exemplo com as próprias ações, em alguns casos se faz necessário até mesmo um acompanhamento psicológico.

Alimentação fora de Casa

O ser humano por sua natureza, tende a se relacionar e isso bem dizer se aprende de pequeno, quem nada gosta de sair e encontrar com amigos e familiares, esse é um momento prazeroso do dia seja para descontração, um bate papo e até matar a saudade.

E todo encontro seja ele programado ou informal sempre tem uma pausa para beber algo e claro comer alguma coisa, nessa hora pode se ter uma surpresa desagradável por conta do preparo e dos ingredientes contidos no alimento.

Se para um adulto não é agradável se restringir a atividades ou locais, como não seria difícil para as crianças que estão desbravando o mundo, elas querem brincar, se divertir e adoram por tudo na boca o que é um perigo, mas nem por isso elas devem viver “presas” na verdade elas precisam de um cuidado maior.

Cuidados nas Festas Infantis

Dentre esses cuidados estão os que devem ocorrer nas famosas e maravilhosas festas infantis, onde se tem muita diversão tanto para as crianças como para os adultos, a recomendação é como já se sabe da restrição alimentar por questões de saúde é de levar o lanche da criança preparado anteriormente em casa.

Normalmente as festas infantis são todas decoradas e personalizadas, desde o convite até o salão de festas que todo temático, inclusive a mesa de doces essa por sua vez deve ficar longe do alcance dos pequeninos, mas no demais é aproveitar e se divertir com toda a família, já que a festa com certeza está toda linda com enfeites e papelaria personalizada para todo lado, uma vez que essa fase requer muitos cuidados para com a criança, normalmente a mãe acaba que por não poder trabalhar fora, o que afeta em alguns casos tanto a questão de auto-estima da mulher como o lado financeiro da família.

Uma alternativa encontrada por muitas mães é justamente é trabalhar no ramo de decoração de festas, que é algo que elas já dominam e a barreira de entrada no mercado é muito pequena, além do fato de que podem aprender tudo que envolve esse mercado com um curso de papelaria personalizada, que tem a opção de ser feito online direto de casa, no melhor horário o que é algo muito bom, pois pode cuidar das necessidades especiais da criança, como se dedicar a uma atividade em paralelo.

Conclusão

Vale ressaltar que nessa fase infantil é importante o cuidado e atenção de todos, inclusive do pai que muitas vezes trabalha fora e quando chega em casa, pode esquecer e vir a comer algo inapropriado na frente da criança e consequentemente ela irá querer e não poderá comer,  o que gera frustração o que não é bom, principalmente pelo fato dessa fase da infância não ser muito claro para eles a razão de tantos “nãos” recebidos gerando uma certa confusão mental, por essa e outras razões é extremamente importante a participação e compreensão de toda a família e claro o acompanhamento médico constante.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *